Suas despesas são maiores que as suas receitas? Talvez seja o momento de estudar o seu fluxo de caixa. O gerenciamento financeiro adequado é a garantia de um crescimento próspero e constante. Conheça abaixo o que é fluxo de caixa e as razões pelas quais você deve manter este controle.

 

O QUE É FLUXO DE CAIXA?

Fluxo de caixa é o gerenciamento das despesas e receitas de uma empresa. Este controle pode ser feito diariamente, semanalmente ou mensalmente e consiste no registo de entradas e saídas de recursos da empresa. A partir dele podemos verificar a real situação financeira da empresa, identificar se o capital que entra é superior ao que sai auxiliando assim, o empreendedor a investir no necessário e reduzir gastos desnecessários.

 

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Uma vez que o empreendedor tem uma gestão de caixa eficiente, a possibilidade de prever as despesas futuras bem como as receitas é exata , evitando assim, despesas inesperadas deixando a conta no vermelho. Além disso o gestor pode se programar para eventualidades e destinar o dinheiro da empresa para o que for necessário.

 

TOMADA DE DECISÕES

Temos de reconhecer que a possibilidade de ficar no vermelho é existente, com o fluxo de caixa adequado, é possível identificar com antecedência e providenciar empréstimos, promoções para aumentar as vendas, ou seja, tomar decisões para evitar o pior. Do mesmo modo o contrário também pode ocorrer: Os lucros podem ser superiores ao esperado e com o fluxo de caixa em dia este valor a mais pode ser destinado a melhorias na empresa como reformas ou reposição de estoque.

 

VISÃO REAL DO LUCRO

Muitos empreendedores confundem receita com lucro. Suponhamos que a empresa tenha uma receita alta em um determinado período no entanto, as despesas do mesmo período são igualmente elevadas. Com o fluxo de caixa em dia o empreendedor enxergará que os lucros não foram tão elevados e conseguirá traçar um caminho para evitar que esta situação ocorra novamente.

 

RECEBIMENTO DE DUPLICATAS CONSTANTE

Com o fluxo de caixa em dia , o gestor consegue mensurar a inadimplencia de seus clientes, realizar a devida cobrança e em alguns casos, filtrar melhor seus clientes para evitar a ausência de recebimento das duplicatas. Além disso a cobrança deve ser feita de forma rápida e eficiente, relatos de empreendedores que esquecem alguns clientes devedores é muito recorrente e isso impede que o capital de giro se mantenha na empresa de forma constante.

 

O controle do fluxo de caixa pode ser feito através de programas de gestão e de planilhas no excel, embora exista a possibilidade do controle ser mensal e semanal orientamos que o controle seja diário e mesmo que opte pelo controle mensal ou semanal, os registros devem ser realizados de modo criterioso diariamente, evitando que alguns valores sejam desconsiderados em decorrência de esquecimentos. Esta gestão é habitual e exige disciplina do empreendedor por isso não deixe para depois, comece agora a gestão do seu fluxo de caixa.

O que é fluxo de caixa? Razões pelas quais você deve se ater a este controle 1 fluxo de caixa

Contabilidade Online descomplicada e econômica para a sua empresa

a partir de

R$ 99,00/mês