A sigla CFOP significa: Código fiscal de operações e prestações, é um código do sistema tributário brasileiro. Esta sigla, bem como as suas numerações são constantes em notas fiscais, declarações, guias e escrituração de livros. Sejam de entrada, saída, devolução, compra entre outras. Estas operações podem ser Intermunicipais, Interestaduais e até internacionais. É a numeração do CFOP que definirá a tributação referente a operação. Através dela, é possível identificar todos os detalhes referentes a operação.

 

Conheça os CFOPs:  como utilizá-los e qual sua finalidade! 1 cfop

 

O que constitui um CFOP?

 

O CFOP é composto de 04 dígitos, sendo que:

-O primeiro indicará a origem e a natureza da operação: Entrada ou saída de mercadoria;

-O segundo indicará o tipo de operação: Industrialização, devolução, exportação;

-O terceiro e o quarto detalham a transação: devolução de compras para comercialização, remessa de mercadoria para reparo.

 

Conheça os CFOPs:  como utilizá-los e qual sua finalidade! 2 cfop

 

Ou seja, suponhamos que na nota fiscal que recebeu do seu fornecedor, o CFOP constante seja 5-102, isso nos diz que, a mercadoria recebida é um produto proveniente de uma venda ou saída, dentro do estado. Contudo, ao emitir a nota referente a esta entrada, deverá emitir com o CFOP 1-102, pois refere-se a entrada de uma mercadoria dentro do estado.

Em um segundo momento quando a empresa realizar a venda desta mercadoria, deverá emitir uma nota fiscal com o CFOP 5-102, caso a venda ocorra no estado, entretanto há algumas situações que mesmo a venda dentro do estado exige um CFOP diferenciado.

Abaixo, os principais CFOPS que o empreendedor poderá utilizar na emissão de suas notas fiscais;

 

Conheça os CFOPs:  como utilizá-los e qual sua finalidade! 3 cfop

 

Para auxiliá-lo nesta questão, A Sefaz disponibiliza uma tabela , completa com todos os CFOP( confira o link abaixo) mas como sempre orientamos, é importante consultar o seu contador em caso de dúvidas, mesmo porque há outras informações que são importantes e devem ser avaliadas como: A empresa é Simples Nacional ou Lucro Presumido? Qual a CST que deve ser utilizada? 

 

https://www.sefaz.pe.gov.br/Legislacao/Tributaria/Documents/Legislacao/Tabelas/CFOP.htm#Início_Entrada_Estado

Conheça os CFOPs:  como utilizá-los e qual sua finalidade! 4 cfop

Contabilidade Online descomplicada e econômica para a sua empresa

a partir de

R$ 99,00/mês