Olá, bem-vindos ao Meu Contador Online! Mais um artigo em relação a IRPF 2022 e no post de hoje apresentarei os principais documentos necessários para envio da declaração de imposto sobre a renda de pessoa física para o exercício de 2022. Confira abaixo:
O que significa DIRPF?
DIRPF é a sigla para Declaração do Imposto sobre a Renda de Pessoa Física e tem como principal finalidade, identificar se o contribuinte realizou os devidos pagamentos referentes ao imposto de renda no ano-calendário em questão.
Tambem conhecida como: Declaração de Ajuste Anual, permite a Receita Federal realizar a cobrança do valor que não foi pago ao longo do ano. Permite tambem que a restituição seja paga aos contribuintes que realizaram o recolhimento do imposto a mais do que deveriam.
Quais documentos são necessários para entrega do IRPF 2022?
Os documentos necessários variam de acordo com o que obriga cada contribuinte a realizar a entrega da declaração, sendo assim, orientamos a consultar um contador para saber ao certo quais são os documentos necessários para o seu caso. De qualquer forma, apresentarei os principais. Confira abaixo:
Dados iniciais:
Os dados iniciais, referem-se a informações que identificam o indivíduo, sendo assim, será necessário informar: Nome completo, data de nascimento, endereço, estado civil, e a numeração do titulo eleitoral. Logo, os documentos essenciais são:
- RG, CPF;
- Comprovante de residência;
- Certidão de Casamento ou o CPF do companheiro(a);
- Título Eleitoral.
Dependentes:
Se o titular tiver dependentes será necessário informar: Nome completo, CPF, grau/parentesco e data de nascimento, sendo assim a documentação necessária será:
- RG/ CPF;
- Comprovante do vínculo ( certidão de casamento, certidão de nascimento entre outros).
Em relação aos rendimentos:
Os rendimentos referem-se aos recebimentos obtidos por terceiros ao longo do ano, sendo assim, será necessário solicitar os informes de rendimentos:
- Aos bancos nos quais o titular tenha contas bancárias;
- As corretoras de investimentos nas quais o titular tenha realizado operações relacionadas a investimentos financeiros;
- A empresa, instituição da qual o titular recebeu valores como: Pró-labore, distribuição de lucros, salários, alugueis, pensão, aposentadoria entre outros.
Para aqueles que receberam rendimentos provenientes de pessoa física como alugueis por exemplo, faz-se necessário utilizar os comprovantes de pagamento para realizar os devidos lançamentos.
Para funcionários de pessoas físicas que receberam salários ao longo do ano, o informe de rendimentos deve ser solicitado.
É importante destacar que para autônomos ou profissionais liberais que utilizaram o Carnê Leão faz-se necessário exportar as informações do Carnê Leão para o programa da DIRPF 2022.
Pagamentos efetuados:
Pagamentos que geram a dedução do imposto sobre a renda de pessoa física devem ser informados na declaração, sendo assim, faz-se necessário obter comprovantes de:
- Despesas Médicas como recibos, notas fiscais e informes de pagamentos provenientes de planos de saúde;
- Despesas com educação como comprovantes de pagamentos de escolas de ensino fundamental, médio, superior, pós -graduação ou técnico. É válido destacar que cursos de idiomas não podem ser considerados para fins de dedução.
Bens e direitos:
Será necessário comprovar a compra ou venda de bens e direitos, sendo assim, será necessário apresentar os comprovantes:
- De aquisições de imóveis, automóveis, quotas ou participações em empresas, entre outros.
- De vendas de imóveis, autómoveis, entre outros.
Divídas e ônus:
Para dívidas e ônus cujo valor seja superior a R$ 5.000,00, será necessário apresentar os comprovantes das dívidas para escrituração na DIRPF 2022. Em geral, essas dívidas são obtidas através de estabelecimentos bancários e sociedade de crédito, financiamento e investimento, nestes casos, nos informes serão detalhados os valores referentes as dívidas.
Quer saber como declarar as dívidas e ônus? Confira nosso vídeo abaixo:
Mesmo com este informativo restou alguma dúvida? Acesse o nosso canal no You Tube, descreva suas dúvidas em nossos comentários, vocês sabem que eu sempre leio e respondo. Além disso, temos especialistas para ajudá-lo! Entre em contato com nossos consultores, sempre haverá um serviço especializado para atender sua empresa.