Empresário Individual, MEI, ME…São tantas siglas e nomes no mundo contábil que fica quase impossível entender o que cada um significa, não é mesmo? Muito embora esses termos sejam importantes para os profissionais da contabilidade, as pessoas que desejam abrir empresa precisam se atentar a eles.
Afinal, distinguir os modelos empresariais é o primeiro passo para entender qual deles se adequa às suas necessidades e objetivos.
Nem todos os modelos de negócios são adeptos a todos os negócios. Por exemplo, uma empresa que vende produtos físicos terá um modelo de negócios diferente de uma empresa que fornece serviços.
Quer entender a diferença entre empresário individual e empresa eireli? Confira tudo o que preparamos para você!
O que é Empresário Individual?
De modo geral, o Empresário Individual (EI) é uma forma de enquadramento jurídico utilizada por indivíduos que desejam exercer atividades empresariais de forma autônoma, sem a necessidade de constituir uma pessoa jurídica separada.
Esse modelo é uma ótima opção para quem quer abrir uma empresa simples e pequena. Isso porque o EI não tem personalidade jurídica própria, ele é a própria empresa e o seu patrimônio pessoal é responsável pelas dívidas do negócio.
Isso significa que, se a empresa passar por problemas financeiros, isso afetará o patrimônio pessoal do empresário.
Muitas pessoas confundem o EI com o MEI, mas são duas categorias distintas que podem ser facilmente explicadas por um escritório de contabilidade.
Principais características do Empresário Individual
Entre as principais características do Empresário Individual estão:
- Regime para quem quer exercer atividades empresariais sozinho, sem sócios;
- Não exige capital social mínimo para começar;
- Pode ser uma microempresa ou uma empresa de pequeno porte;
- O regime tributário pode ser Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido;
- A razão social é o nome completo da pessoa física;
- A empresa pode ser transferida para outra pessoa em caso de falecimento.
Se deseja abrir empresa EI, você precisará do auxílio da contabilidade online, já que o processo é um pouco burocrático. Você deve fazer um cadastro na Junta Comercial do seu estado e manter as obrigações fiscais em dia.
O que é Empresa Eireli?
EIRELI era a sigla para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. A primeira semelhança que essa representação jurídica tinha com o EI é que não contava com a participação de sócios, e a primeira diferença é que o empresário eireli não teria seu patrimônio pessoal afetado em caso de problemas financeiros.
Enquanto o EI não exige um valor mínimo de capital para dar início à abertura de empresa, o mesmo não acontecia com Eireli, que exigia um capital de no mínimo 100 salários mínimos, o que equivale a R$ 132.000,00 em 2023.
Todas essas informações foram escritas no passado porque em 26 de agosto de 2021, a Lei 14.195 decretou que as empresas individuais de responsabilidade limitada se transformariam em Sociedade Limitada Unipessoal (SLU). E qual a diferença?
Se antes o empresário eireli precisava contar com um capital social mínimo de 100 salários mínimos, essa exigência passa a não valer com a SLU.
Vai abrir empresa? O Meu Contador Online cuida de tudo para você!
Está considerando abrir uma empresa? O Meu Contador Online pode te ajudar. Quando o assunto é abrir um negócio ou trocar de contabilidade, somos especialistas nesses serviços!
Há mais de 55 anos no mercado, o Meu Contador Online é o escritório de contabilidade online com o melhor índice de aprovação no mercado. Aqui, a gente simplifica tudo para você: abrimos a empresa, cuidamos da papelada e ficamos à disposição para te auxiliar em tudo o que precisar.
Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!