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Quais são as obrigações acessórias que minha empresa precisa

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14 de jun de 2024
Quais são as obrigações acessórias que minha empresa precisa

Para quem decidiu abrir uma empresa, as obrigações fiscais e legais são muitas. Às vezes, uma só pessoa não dá conta e precisa frequentemente do auxílio de um contador. As obrigações acessórias dependem exclusivamente do tipo de regime tributário no qual o seu negócio está enquadrado. 

Nós, do Meu Contador Online, sabemos que o assunto pode ser um tanto burocrático para muita gente, em especial para aquelas que não entendem de contabilidade. Por isso, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O que são obrigações acessórias para empresas?

Obrigações acessórias para empresas são deveres administrativos que todos os empreendedores devem cumprir. Elas servem para fornecer ao fisco informações adicionais sobre as atividades empresariais, como pagamento de tributos, movimentação de mercadorias, dados dos funcionários, entre outros. 

Essas obrigações devem ser mantidas para manter o pleno funcionamento do seu negócio, já que são peças-chave do quebra-cabeça corporativo e vão complementar os deveres obrigatórios. 

8 obrigações acessórias que sua empresa precisa cumprir

Alguns exemplos de obrigações acessórias que a sua empresa deve cumprir são: 

  • Emissão de notas fiscais de venda de mercadoria ou serviço; 
  • Emissão das guias de recolhimento dos tributos; 
  • Escrituração dos livros fiscais; 
  • Envio das declarações fiscais pertinentes; 
  • Demonstrações contábeis; 
  • Folha de pagamento; 
  • Contracheques; 
  • Envio das declarações sociais. 

 

As obrigações podem variar, a depender do tipo de empresa. Por essa razão, um escritório de contabilidade deve ser contratado para auxiliar na lista completa de deveres a ser cumpridos. 

Caso os deveres não sejam devidamente controlados, a empresa estará sujeita a algumas sanções, como multas ou pausa em suas atividades. 

Quais são os prazos para cumprir as obrigações acessórias?

O prazo para a entrega dessas obrigações pode variar com base no regime tributário escolhido. Em alguns casos, o envio dos documentos deve ser feito anual, mensal, semestral ou trimestralmente. 

Por isso, é importante consultar um contador para ter certeza sobre os seus prazos e garantir que o seu CNPJ esteja sempre em dia com a legislação fiscal vigente. 

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