Olá Bem- Vindos ao Meu Contador Online! O post de hoje é destinado para você que deseja alcançar o tão sonhado sucesso no mundo do empreendedorismo.Preciso destacar que cada atividade tem suas dificuldades, contudo, as dicas apresentadas abaixo são cabíveis para todos os empreendimentos! Confira abaixo: 

 Tenha um plano de negócio:

O plano de negócio é a chave para o desenvolvimento da empresa. Antes de empreender é necessário visualizar o negócio como um todo: Investimento inicial, ponto comercial, clientes, fornecedores, concorrentes, enfim, todos os detalhes do ramo devem ser mencionados em um plano de negócio. A partir dele, é possível visualizar a viabilidade da ideia. Uma empresa sem um bom plano de negócio provavelmente não sobreviverá ao primeiro ano. O plano de negócio define o conceito de planejamento e sem planejamento não há continuidade.

Saia da informalidade:

Informalidade e crescimento não combinam! Se você quer empreender precisa abrir um CNPJ. Há quem acredite fielmente que abrir uma empresa no Brasil é complicado e isso é um equivoco. Atualmente existem sistemas integrados que facilitam os processos de legalização (abertura, alterações, encerramentos) e como se isso não bastasse temos o MEI (Microempreendor Individual) que facilita a vida jurídica e tributária do empreendedor iniciante. É válido destacar que é essencial ter uma assessoria contábil para auxiliá-lo neste processo, qualquer erro ou procedimento incorreto/ incompleto pode gerar problemas futuros.

Tenha um Capital de Giro

Não há como trabalhar visando continuidade sem pensar em momentos de sazonalidade ou imprevistos de qualquer natureza, e são nestes momentos que entram o Capital de Giro. A continuidade das atividades da empresa não podem ser baseadas somente nos recebimentos dos clientes. A inadimplência é uma dificuldade de qualquer empreendedor, sendo assim, manter um Capital de Giro que promova a continuidade das atividades é essencial.

Como calcular o Capital de Giro?

Excelente pergunta! Com a ajuda do Sebrae temos uma fórmula que permitirá calcular e manter um Capital de Giro saudável para o seu negócio:

Principais dicas que podem salvar o seu negócio! 1 Principais dicas

Saiba negociar:

Incontáveis são os empreendedores que em uma tentativa de serem competitivos propõem preços ou honorários com valores inferiores aos de mercado, essa é uma estratégia que pode funcionar desde que as receitas sejam superiores as despesas e que haja algum lucro pois parte do estímulo em continuar está no lucro. Sempre haverá um cliente que tentará diminuir os seus honorários ou o preço das suas mercadorias, é importante que você saiba exatamente o que compõe este valor, reduzir indiscriminadamente pode gerar sérios prejuízos futuros.

Separe as despesas pessoais das despesas da empresa

Eu sei, não é fácil! Não usar os recursos da empresa uma vez que você percebe que há saldo na conta da empresa e não há saldo na sua conta de pessoa física é quase imposível mas é para evitar situações como esta que existe o Pró- labore ou a Distribuição de Lucros antecipada, ambos devem ser retirados com base em critérios especificos que permitirão a continuidade da empresa.

Para retirada de Pro- Labore é preciso definir um salário mensal para os sócios referentes as atividades desenvolvidas na empresa como gestão e planejamento. Sendo que sobre este valor deverá ser calculado INSS e para valores superiores a R$1.903,99 IRRF.

Para retirada de Antecipação de Lucros O contador deverá apurar as Receitas e Despesas/Custos da empresa e com isso realizar a escrituração contábil, por fim, através do DRE – Demonstração do Resultado do Exercicio será possível visualizar se há disponibilidade de distribuir antecipadamente ou não.

 

Um saldo em conta não significa disponibilidade, não significa lucro, talvez um cliente tenha efetuado um pagamento naquele determinado dia. Retirar valores da empresa sem seguir os critérios estabelecidos em lei é um ato imprudente e como tal pode trazer prejuizos futuros para a empresa.

 

Mesmo com essa explicação restou alguma dúvida? Não tem problema! Em breve postaremos um vídeo no You Tube, no qual você poderá deixar seus questionamentos através dos comentários! Então não perca tempo! acesse o Canal do Meu Contador Online! Se Inscreva! Quem sabe a sua dúvida vira um artigo ou um vídeo exclusivo? Estamos sempre disponíveis para ajudar! Forte Abraço!

 

Principais dicas que podem salvar o seu negócio! 2 Principais dicas

Contabilidade Online descomplicada e econômica para a sua empresa

a partir de

R$ 119,00/mês