Você enquanto empreendedor acha contabilidade um assunto cansativo? Sabia que o melhor meio de evidenciar a situação patrimonial e financeira da sua empresa é através da contabilidade? Embora pareça muito burocrático é essencial para o desenvolvimento progressivo de uma empresa. Hoje explicaremos o que são demonstrações contábeis, quais as principais exigidas por lei e qual a função de cada uma delas! Confira abaixo:

 

  • O QUE SÃO DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS?

São relatórios que demonstram os resultados da empresa em um determinado período, geralmente é muito solicitado para empresas enquadradas no Lucro Presumido ou Lucro real, pois a exigibilidade de apresentar resultados é maior. Entretanto, empresas enquadradas no Simples Nacional também utilizam estas demonstrações para conseguir empréstimos, financiamentos e até parcelamentos. Confira abaixo as principais demonstrações contábeis existentes.

 

  • BALANÇO PATRIMONIAL

 

O que são demonstrações contábeis? Quais as principais exigidas por lei? 1 demonstrações contábeis

Este com certeza é o relatório contábil mais conhecido, ele demonstra o saldo das contas patrimoniais ao fim do exercício: As contas patrimoniais dividem-se entre: Ativo, passivo e patrimônio liquido, sendo que o ativo é composto pelos bens e direitos da entidade, o passivo é composto pelas obrigações da empresa e o patrimônio liquido é a resultante entre a subtração do ativo e do passivo, além disso, é também uma obrigação, pois em casos de lucros apurados, os mesmos devem ser distribuídos aos sócios.

Existem sub-contas que compõem as contas patrimoniais. Eis alguns exemplos:

  • Ativo: Caixa, banco, duplicatas a receber, imóveis, patentes, etc.
  • Passivo: Fornecedores, salários a pagar, contas a pagar, despesas provisionadas.
  • Patrimônio Liquido: Capital Social, lucros acumulados, reserva de capital, ações em tesouraria.

 

  • DRE : DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO

O que são demonstrações contábeis? Quais as principais exigidas por lei? 2 demonstrações contábeis

 

É uma demonstração contábil cuja principal função é demonstrar detalhadamente o resultado líquido da empresa ao fim do exercício, ou seja, este relatório contábil apresentará as receitas, despesas, custos e deduções de modo geral ( lembrando que estas, serão apuradas conforme o regime de competência) afim de explicar e evidenciar os lucros da entidade.

 

  • DMPL: DEMONSTRAÇÃO DE MUTAÇÕES NO PATRIMÔNIO LIQUIDO

O que são demonstrações contábeis? Quais as principais exigidas por lei? 3 demonstrações contábeis

Anteriormente era chamado de DLPA ( Demonstração de Lucros ou prejuízos acumulados) a legislação mudou e atualizou o nome para: DMPL. Este relatório evidenciará as alterações que ocorreram ao longo do período no patrimônio liquido ou seja, se houve aumento de capital, se houveram reversões de reservas. De modo geral, evidenciará qualquer alteração nas contas de lucros ou prejuízos acumulados.

 

  • DFC: DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA

 

O que são demonstrações contábeis? Quais as principais exigidas por lei? 4 demonstrações contábeis

 

Este relatório contábil demonstrará as entradas e saídas de forma detalhada ao longo do período, evidenciará a origem dos recursos bem como a sua destinação. É o demonstrativo perfeito para controle e acompanhamento do fluxo de caixa. Em casos de fiscalizações, é solicitado para analisar a saúde financeira da empresa e identificar possíveis fraudes contábeis.

 

  • NOTAS EXPLICATIVAS

 

O que são demonstrações contábeis? Quais as principais exigidas por lei? 5 demonstrações contábeis

 

Contêm informações adicionais referentes as demonstrações contábeis apresentadas, é literalmente um complemento, para prestar esclarecimentos de forma mais detalhada e narrativa referente a situação patrimonial e dos resultados da empresa. Podem ser utilizadas quando for necessário.

 

 

Fonte: Portal de contabilidade: Demonstrações Contábeis

 

 

 

Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Em breve faremos uma série referente a contabilidade básica para que você enquanto empreendedor entenda as demonstrações, contas patrimoniais, método das partidas dobradas, depreciação entre outros assuntos pertinentes ao tema. Nós do Meu Contador Online gostaríamos de sugestões, com elas podemos escrever artigos respondendo aos seus questionamentos! Em caso de dúvidas de sugestões, estamos á disposição!

O que são demonstrações contábeis? Quais as principais exigidas por lei? 6 demonstrações contábeis

Contabilidade Online descomplicada e econômica para a sua empresa

a partir de

R$ 99,00/mês