Olá! Bem- Vindos ao Meu Contador Online! Quem comercializa produtos ou serviços tem problemas com inadimplência. Pensando nisso, apresentaremos algumas dicas essenciais para que você enquanto empreendedor utilize métodos evitando a inadimplência. Apresentaremos tambem dicas para abordar clientes inadimplentes. Confira abaixo!

 

Analise seus possíveis clientes:

Em meio a um mercado tão competitivo é difícil escolher clientes, entretanto, é importante analisar se um possível cliente é um bom pagador. Existem alguns procedimentos internos que podem facilitar esta verificação: Criar cadastros, consultar o CPF online, realizar análises de crédito, estabelecer um score mínimo de crédito são algumas medidas que evitam clientes inadimplentes.

 

Notifique seus clientes antes do vencimento:

Muitos clientes se distraem e realmente esquecem de realizar os pagamentos. Para evitar situações como esta, é válido notificar seus clientes antes do vencimento da cobrança. A notificação pode ser automatizada e pode ser enviada via e-mail, SMS ou mensagens via WhatsApp. Esta simples atitude tem bons resultados e separa clientes inadimplentes de clientes que simplesmente são esquecidos.

 

Bons pagadores merecem reconhecimento:

Reconhecer os bons pagadores os estimulam a se manterem desta forma e estimula os inadimplentes a manterem seus pagamentos em dia. Enviar brindes ou criar programas de fidelidade concedendo descontos e vantagens, em geral, trazem bons resultados.

 

Analise as causas da inadimplência:

É importante manter a cordialidade ao realizar as devidas cobranças e identificar a causa da inadimplência. Existem clientes que estão inadimplentes pois estão insatisfeitos com o serviço, existem outros que em decorrência de um período de sazonalidade não conseguem manter os pagamentos em dia, sendo assim, é importante analisar os clientes individualmente e se possível adequar o que for necessário para manter o cliente.

 

Tenha protocolos para realizar as cobranças:

Como foi dito anteriormente é preciso manter a cordialidade ao realizar as cobranças, mesmo por quê o Código de Defesa do Consumidor em seu Artigo 42º descreve que o cliente não pode ser constrangido ou sofrer ameaças. Confira abaixo:

“Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.”

O Blog Foco no Dinheiro tem um exemplo de cronograma que facilita o processo de cobrança:

  • 2 dias antes do vencimento: envio de lembrete por e-mail/SMS
  • Data do vencimento: aviso de vencimento por e-mail/SMS
  • 3 dias de atraso: alerta de pagamento não identificado por e-mail/SMS
  • 7 dias de atraso: aviso de cobrança por e-mail/SMS
  • 15 dias de atraso: contato para reagendar o pagamento via telefone
  • 20 dias de atraso: formalização de acordo por e-mail
  • 25 dias de atraso: última tentativa de acordo via telefone
  • 30 dias de atraso: medidas de negativação e protesto. 
Inadimplência: Como evitá-la? 5 dicas para lidar com clientes inadimplentes. 1

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