Blog

Fique por dentro das novidades.

Como consultar os envios ao EFD-REINF seguindo 3 passos?

|
16 de jan de 2022
Como consultar os envios ao EFD-REINF seguindo 3 passos?

Olá, bem – vindos ao Meu Contador Online! No post de hoje apresentarei como consultar os envios referentes ao EFD – REINF. Apresentaremos as formas de acesso ao portal ECAC, bem como um passo a passo explicando como consultar os envios realizados. Confira abaixo!

 

O que significa EFD-REINF?

EFD – Reinf é a sigla para Escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras Informações Fiscais. A principal função da declaração é detalhar as informações referentes as retenções federais apresentadas nas notas de serviços tomados e prestados.

Através das informações prestadas no EFD REINF, o contribuinte realizará o pagamento do INSS retido (em casos nos quais o contribuinte é o tomador e reteve o INSS ao efetuar o pagamento ao prestador) ou utilizará os valores retidos para fins de dedução do imposto a recolher (em casos nos quais o contribuinte é prestador e sofreu a retenção por parte do tomador).

É válido destacar que atualmente o EFD REINF permite o processo detalhado acima apenas para retenções de INSS.

O contribuinte realizará o recolhimento ou a dedução do INSS retido através da DCTFWeb.

 

Como consultar o envio das informações referentes ao EFD REINF? Quais são as formas de acesso?

Acessando o portal ECAC o contribuinte poderá consultar os envios realizados. Em relação as formas de acesso, existem quatro opções:

  • Código de acesso (opção exclusiva para empresas optantes pelo Simples Nacional, MEIs e empregadores que sejam pessoas físicas);
  • Login com QR Code (através do gov.br);
  • Autenticação utilizando os dados bancários do empregador (através do gov.br);
  • Utilizando um certificado digital convencional ou um certificado digital em nuvem (através do gov.br).

 

Como realizar as consultas referentes aos registros R-1000, R-2010, R-2020 e afins?

Incialmente faz-se necessário acessar o portal ECAC utilizando um dos meios descritos na resposta ao questionamento anterior. Clique no link abaixo e você será redirecionado:

Posterior a isso basta digitar na busca EFD-REINF e clicar no primeiro resultado da pesquisa: “Acessar EFD-REINF”:

Como consultar os envios ao EFD-REINF seguindo 3 passos? 1 Como Consultar

Clicando em informações cadastrais e posterior a isso em cadastro do contribuinte é possível visualizar o envio referente ao registro R-1000.

Clicando em eventos periódicos é possível consultar os recibos bem como os registros referentes ao: R-2010, R-2020, R-2060, R-2099 e afins.

Mesmo com este informativo restou alguma dúvida? Entre em contato conosco temos especialistas para ajudá-lo. No You Tube temos vídeos referentes a gestão, tributação e empreendedorismo, acesse nosso canal e deixe suas dúvidas em nossos comentários. Sempre leio e respondo! Talvez o seu comentário vire uma pauta para um vídeo exclusivo, acompanhe-nos nas redes sociais.

Como consultar os envios ao EFD-REINF seguindo 3 passos? 2 Como Consultar

Contabilidade Online descomplicada e econômica para a sua empresa

a partir de

R$ 199,00/mês