Vai abrir uma empresa? Apesar de muito popular, o mito de que abrir empresa no Brasil é um processo e caro, complexo e moroso vem se esvaindo pelos recentes avanços na área. Existem diferenças entre os estados e municípios da federação, em alguns locais podemos dizer que é mais difícil que em outros, mas no geral houve bastante simplificação.

Com a experiencia de quem já constituiu milhares de empresas em 512 municípios nos 27 estados do Brasil, nós do Meu Contador Online avaliamos que é muito mais simples abrir uma empresa hoje no Brasil do que já foi a pouco tempo atrás, não estamos de maneira nenhuma afirmando que o processo não poderia melhorar – com o uso do certificado digital e maior integração entre os sistemas de prefeituras, estados e federação a abertura poderia ser feita em minutos.

Porém felizmente já não se trata de algo para assombrar aqueles que desejam empreender, como era antigamente ou como muitos imaginam que seja, o processo evoluiu bastante e para a grande maioria das atividades econômicas o empresário consegue cumprir todas as etapas em prazos e custos razoáveis. Basicamente a abertura de uma empresa passa pela análise de viabilidade no Município onde ela será sediada, pela validação da documentação na Receita Federal do Brasil e na Junta Comercial do Estado.

O processo começa com preenchimento das informações da empresa no RLE (SISTEMA DE REGISTRO EMPRESAS), onde é feita a análise de viabilidade da empresa no município. Depois o cadastro é replicado manualmente no VRE (VIA RÁPIDA EMPRESA) que é sistema da Junta Comercial – este nome varia de estado para estado mas o sistema é muito similar em todas as unidades federativas – e por fim o cadastro é replicado novamente no Coletor Nacional da Receita Federal do Brasil onde é preenchido o DBE (documento básico de entrada do CNPJ). Abrir empresa é complicado no Brasil? Como abrir uma empresa? 1 abrir empresa São informados para os três sistemas: Nome da Empresa, Nome Fantasia, Atividade Econômica, Endereço, Capital Social e informações dos sócios. Fora a obvia replicação de dados, o processo como um todo consome pelo menos 1 hora de um profissional muito bem treinado, também tem a parte que acredito ser mais crítica em termos de eficiência que é o fato de que todo o preenchimento destes dados geram documentos para serem impressos, assinados (muitas vezes o reconhecimento de firma ainda é exigido na assinatura) e protocolados, no mínimo, na Junta Comercial.

Em São Paulo capital por exemplo, a documentação deve ser protocolada na Junta Comercial e o empreendedor já obtém o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e o CCM (Cadastro de Contribuintes Municipal), se a empresa for um comércio também é obtida no mesmo ato a Inscrição Estadual.

Abrir empresa é complicado no Brasil? Como abrir uma empresa? 2 abrir empresa

Contabilidade Online descomplicada e econômica para a sua empresa

a partir de

R$ 99,00/mês

Então o empreendedor precisa ir somente em 1 local e obtém tudo que é necessário para iniciar sua atividade. Já em outras localidades, além de ir na Junta Comercial o empreendedor precisa ir na prefeitura para obter o CCM. Acreditamos que logo na próxima geração dos sistemas governamentais, todo o processo será integrado e a abertura da empresa poderá ser feita em minutos, o Estado de Minas Gerais está na vanguarda nesta direção.

O Meu Contador Online apoia os empreendedores na constituição de seu negócio entendendo as necessidades do cliente e cumprindo com todas as etapas de forma eficiente, assim a energia e foco do empreendedor pode ser canalizada para a geração de valor e sucesso do seu negócio.