Meus caros leitores… É difícil expressar em palavras o quanto estou feliz em trazer este texto para vocês. Senti muita falta de escrever, houveram algumas situações cotidianas que dificultaram este processo, mas, aqui estou eu feliz da vida em trazer novas informações para este blog. Hoje falaremos sobre a CTPS Digital , você já ouviu falar sobre este novo recurso? Sabe como ter acesso a ele? E você enquanto empregador? Sabe como realizar os devidos registros? Não? Tudo bem, eu explico para vocês. Vamos lá?

O que é a CTPS Digital?

Bom para responder essa questão, acho válido explicar o que seria a CTPS. CTPS é a sigla para Carteira de Trabalho e Previdência Social, é um documento obrigatório para todas as pessoas físicas que desejam prestar serviços para um empregador. Sendo assim a CTPS digital é uma carteira de trabalho comum, a única diferença é que ao invés da apresentação física, a apresentação desta nova CTPS é digital. É importante informar que a CTPS Digital poderá ser baixada pelo trabalhador através do aplicativo para celular nas versões iOS, Android e Web.

A CTPS Digital substituí a CTPS Física?

Sim, a CTPS digital trará informações laborais anteriores ao seu lançamento, contudo, é altamente recomendável arquivar a CTPS fisíca, pois existe a possibilidade de haver informações cadastradas anteriormente de forma incorreta e um meio de confrontar os dados é apresentando a CTPS Física. Além disso, a CTPS Física continua sendo um comprobatório da sua atividade laboral, sendo assim, é importante manter as duas, a CTPS Digital no celular e a CTPS física em casa.

Enquanto empregador, como devo registrar as informações na CTPS Eletrônica?

O registro será realizado de acordo com eventos enviados através do E-social, sendo assim, caso o empregador realize a admissão do empregado, deverá enviar o S – 2200. O período de gozo de férias será informado através do envio do S – 2230. Alterações contratuais como uma alteração salarial será informada através do S-2206. E por fim, para rescisão do empregado, será necessário enviar o S – 2299. É importante informar que faz-se necessário respeitar os prazos e a cronologia exigida pelo E-Social.

Sou empregador e o meu funcionário deseja que eu corrija os registros realizados. Como devo corrigir?

Se o registro for anterior a implantação e ao prazo para os envios através do E-social, nada deve ser feito, pois haverão campanhas de atualização cadastral que corrigirão as informações. Se os registros forem posteriores a implantação do E-social, o empregador deverá realizar as devidas correções através dos envios para o E-Social.

Enquanto trabalhador, como devo realizar o meu cadastro na CTPS digital?

Você deve baixar o aplicativo no seu celular e acessar com o seu CPF. Na tela inicial serão realizadas algumas perguntas de segurança para validar os dados cadastrais e após concluir o cadastro voce terá acesso a todas as informações laborais cadastradas antes e depois da implantação do E social. O sistema é muito intuitivo mas é claro que para um melhor entendimento da plataforma é válido consultar o passo a passo para utilizar a CTPS ( Acesse o passo a passo clicando aqui! )

Portal do E-social – CTPS Eletrônica.

O que é a CTPS Digital? Como Utilizá-la? A CTPS Digital substituí a CTPS Física? 1 CTPS DIGITAL

Contabilidade Online descomplicada e econômica para a sua empresa

a partir de

R$ 99,00/mês

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons

Atribuição-Compartilha Igual 4.0 Internacional

Todo conteúdo do Blog do Meu Contador Online está disponibilizado com base na licença Creative Commons, que dá o direito de compartilhamento integral e parcial, desde que seja citada a fonte inclusive se compartilhado a partir de um compartilhamento.

Se um site compartilhar nosso conteúdo, deverá inserir o link que leva ao original em nosso blog, e caso um terceiro compartilhe a partir desse site que está compartilhando, deverá indicar nosso blog como sendo a fonte original, inserindo nosso link como referência.

Você não está proibido de usar nosso conteúdo em seu site, blog ou trabalho acadêmico, pelo contrário, desde que coloque o link que aponta para o artigo original em nosso blog concedendo aos nossos editores os créditos pelo trabalho de criação que fizeram. Obrigado.