No artigo: O que é e-commerce? 05 razões pelas quais você deve investir neste empreendimento  descrevemos os benefícios do e-commerce e explicamos como funciona este mercado. Embora seja uma opção muito válida para aqueles que querem iniciar um negócio próprio, existem algumas dúvidas e a principal delas referem-se aos recebimentos. “Uma vez que não há loja física. Como cobrarei pelo produto ou serviço vendido?” Para responder este questionamento O Meu Contador Online resolveu explicar como funcionam os recebimentos online! Confira!

 

 

  • O QUE SÃO RECEBIMENTOS ONLINE?

 

São valores recebidos de clientes referentes a aquisições de serviços ou produtos em lojas virtuais. Para realizar este recebimento, você precisará de um sistema de recebimentos virtuais. Existem duas alternativas: Gateway ou Intermediadores de pagamento.

O Gateway realiza um processo similar ao recebimento das maquininhas físicas, ele conecta as lojas online e as instituições financeiras, se estiver tudo certo ele autoriza o pagamento. Para utilizá-lo você deverá ter contratos com os bancos/bandeiras e contratar sistema anti- fraude separadamente.

O intermediador de pagamento faz o mesmo processo, entretanto, você não precisará realizar o contrato com as instituições financeiras apenas com o intermediador financeiro, além disso, ele possui um sistema antifraude, ou seja, ele assume os riscos de fraudes durante as transações comerciais.

 

  • QUAL É A MELHOR OPÇÃO GATEWAY OU INTERMEDIADORES DE PAGAMENTO?

 

Depende…

Seu nicho de mercado realiza maiores volumes de vendas? Você enquanto empreendedor tem pressa no recebimento?

Neste caso talvez seja indicado o Gateway pois quanto maior o volume de vendas, menor o valor das taxas, e os recebimentos são mais rápidos do que utilizando os intermediadores de pagamento. Mas vale relembrar: Com o gateway você deverá contratar sistema anti fraude a parte, deverá assinar contrato com bandeiras e instituições bancárias. Os meios de pagamento são: boletos, cartões de crédito e cartões de débito somente.

Seu nicho de mercado tem um volume menor de vendas? Você consegue receber de 14 a 30 dias depois de ter finalizado a venda? Você quer diversas bandeiras e bancos e assinar contrato só com o intermediador de pagamentos? Você quer o sistema anti – fraude incluso?

Neste caso ( assim como na maioria dos casos) uma boa opção para o seu negócio são os intermediadores de pagamento, que vem com um plus: são marcas conhecidas como: Pagseguro, Moip, Bcash, proporcionando mais confiança e segurança para o seu cliente. Conheça abaixo os principais intermediadores de pagamento:

pagseguro

Muito conhecida e uma das preferidas tanto pelos clientes como pelos empreendedores a Pagseguro tem uma série de benefícios como: Parcelamentos em até 18 vezes, não é preciso taxa de adesão ou mensalidade para ter uma conta no Pagseguro, eles tem uma parceria com os Correios, de acordo com o intermediador, o frete pode sair até 70% mais barato do que o envio através do Sedex, se um cliente esquecer no carrinho virtual um item, a Pagseguro envia emails automáticos relembrando que a compra não foi finalizada possibilitando que o cliente finalize a compra.

paypal

Muito conhecida e segura pois pertence ao E-Bay, entretanto não permite o parcelamento das compras, em caso de devoluções, o PayPal se responsabiliza pelo frete da devolução, eles tem um programa chamado: One Touch, diminuindo a quantidade de telas de checkout facilitando o pagamento. Algumas empresas como TAM, Facebook e Casas Bahia utilizam este intermediador de pagamentos.

MOIP Gateway

 

Conta com o recurso de proteção contra fraudes, não tem mensalidades ou taxa de adesão, permite todos os meios de pagamento, não é necessário contrato com bancos ou bandeiras, tem bons recursos de segurança, garante tranquilidade para gerenciar transações, auxilia com gerenciamento pós-venda, permite que o vendedor faça reembolsos de valores completos ou parciais e envie direto para a conta corrente dos clientes.

Mercado Pago

Mercado Pago – O sistema é de fácil entendimento, as vendas realizadas são atualizadas em tempo real e você pode gerenciar tudo em uma única lista, eles fornecem um suporte para auxiliar os empreendedores que tiverem dúvidas, o site descreve que você pode oferecer meios de envios sem custo adicional é uma boa ferramenta para fidelizar clientes, o site garante que são bons especialistas em segurança e fornecem um programa de proteção ao vendedor.

Lojas virtuais precisam estar vinculadas a um intermediador de pagamentos. Conforme dito anteriormente, é importante prestar atenção ao seu nicho de mercado, verificar se o intermediador de pagamentos disponibiliza serviços adequados ao seu cliente, pois embora haja inúmeras lojas virtuais e inúmeros intermediadores, cada um tem serviços e pacotes especiais destinados a clientes. Tudo depende dos produtos e serviços comercializados.

Fontes:

  • Vantagens de utilizar a Pag Seguro.

  • Mercado Pago: Como receber pagamentos?

  • Vantagens de usar a Moip.

  • Quais as vantagens de ter uma conta do Paypal?

Como realizar recebimentos online? Gateway ou intermediadores de pagamento? 1 recebimentos online

Contabilidade Online descomplicada e econômica para a sua empresa

a partir de

R$ 99,00/mês