Olá, bem-vindos ao Meu Contador Online! No post hoje, explicaremos como emitir notas fiscais no site da Ginfes. Muitos empreendedores, prestadores de serviços não sabem ao certo como realizar a emissão, para facilitar o processo, descreveremos o passo a passo abaixo. Confira:

Inicialmente, faz-se necessário a abertura da empresa bem como a inscrição na prefeitura: 

Após a abertura da empresa, o responsável pela abertura deverá solicitar a inscrição junto a prefeitura. Após o cadastramento o empreendedor receberá: 

  •  A inscrição Municipal;
  • Os acessos a GISS Online e a GINFES.

Na GISS Online serão emitidos os livros fiscais e o ISS caso o seu regime tributário exija o recolhimento em guia específica, enquanto que na GINFES, serão efetuadas as emissões de notas fiscais.

É válido destacar que não são todas as prefeituras que utilizam o site da Ginfes, sendo assim, é preciso confirmar com o seu contador o site correto para emissão, de acordo com a sua localidade.

Em nosso caso, emitiremos uma nota fiscal para uma empresa estabelecida em São Bernardo do Campo, logo, o prestador de serviços deverá acessar o seguinte site:

  • https://nfse.isssbc.com.br/

Acessando este site, o prestador de serviços, terá acesso a seguinte tela:

Como emitir notas fiscais de prestação de serviços no site Ginfes? 1 Ginfes

Basta clicar em Acesso Exclusivo:  Prestador e informar os dados da empresa para acesso:

Como emitir notas fiscais de prestação de serviços no site Ginfes? 2 Ginfes

Após acessar, basta clicar em Emitir Notas Fiscais:

Como emitir notas fiscais de prestação de serviços no site Ginfes? 3 Ginfes

 

Com isso, abrirá a tela seguinte para cadastro ou consulta do tomador de serviços, ou seja, o contratante dos seus serviços:

Como emitir notas fiscais de prestação de serviços no site Ginfes? 4 Ginfes

 

Nesta tela existem duas possibilidades:

  • Se o tomador foi cadastrado anteriormente, basta buscá-lo através do nome/ razão social ou CPF/CNPJ e posterior a isso clicar em pesquisar, com isso, os dados preencherão os campos destinados ao tomador;
  • Se o tomador é novo, basta preencher os dados do tomador no destaque em preto e setar:  “Desejo cadastrar o tomador caso não esteja cadastrado em minha lista de clientes”.

Após o cadastramento, basta clicar em Proxímo Passo.

 

Na tela a seguir, o prestador deverá selecionar o serviço prestado e no campo Discriminação do Serviço,  deverá informar todos os dados pertinentes a prestação. Alguns exemplos são:

  • Dados dos serviços prestados;
  • Custos em relação a prestação do serviço;
  • Peças utilizadas;
  • Dados bancários, prazos e condições para pagamento:

Como emitir notas fiscais de prestação de serviços no site Ginfes? 5 Ginfes

 

Mais abaixo, deverá preencher informações relacionadas a Construção Civil (caso houver), impostos retidos nos campos específicos (caso houver: PIS, Cofins, CSLL, IR, INSS) e os valores referentes a prestação. Por fim, basta clicar Emitir NFSe:

 

Como emitir notas fiscais de prestação de serviços no site Ginfes? 6 Ginfes

Com isso, a nota fiscal será emitida, basta gerar em PDF ou imprimir caso desejar. Destacamos que as notas são enviadas por email de forma automática para os tomadores, caso o campo email esteja preenchido no cadastro do prestador.

Como emitir notas fiscais de prestação de serviços no site Ginfes? 7 Ginfes

Contabilidade Online descomplicada e econômica para a sua empresa

a partir de

R$ 119,00/mês