Você pode lançar as despesas e receitas da sua empresa importando o extrato bancário no formato OFX (Open Financial Exchange), ou seja, é uma forma rápida e segura de importar as informações que estão no seu banco para o Meu Contador Online.

Assim, você garante que as informações que estão no seu banco são as mesmas da sua contabilidade.

O arquivo OFX é um formato de documento que carrega as informações das transações financeiras dentro de um determinado período. Por exemplo, se você gerar um OFX de julho de 2020, o arquivo conterá as informações (valor, data, título, etc) sobre todas as suas transações financeiras dentro do período de julho de 2020.

No Meu Contador Online, você pode fazer a importação do arquivo OFX somente se for no formato Money 2000, a grande maioria dos bancos tem a possibilidade de exportação do arquivo do extrato bancário neste formato.

Antes de importar esse arquivo para o portal, você precisa consegui-lo no banco. Para te ajudar, temos guias dos principais bancos no processo de exportação desse documento. Acesse o link correspondente ao seu banco abaixo:

Se já tiver o arquivo OFX em mãos, continue com a leitura deste artigo.

Como importar o arquivo OFX para o portal

Você pode fazer a importação do arquivo OFX tanto para novas contas bancárias, quanto para contas já cadastradas anteriormente no portal. Siga o passo a passo de acordo com o seu caso.

Importação de arquivo OFX para novas contas bancárias

Após realizar o download do arquivo do seu banco para seu computador, abra o portal do Meu Contador Online e acesse o menu Financeiro > Contas Bancárias > Incluir Conta Bancária, selecione o seu banco, digite a agência e a conta bancária, não esqueça do dígito se tiver.

Como lançar despesas importando o extrato bancário 1 Como lançar despesas importando o extrato bancário

Pronto sua conta foi cadastrada e você já pode importar o arquivo OFX.

Importação de arquivo OFX para contas bancárias já cadastradas

Caso sua conta já esteja cadastrada portal, acesse Financeiro > Lançamentos, clique no botão Importar selecione OFX, no canto inferior direito da tela, busque o arquivo que baixou do seu banco no seu computador.

Como lançar despesas importando o extrato bancário 2 Como lançar despesas importando o extrato bancário

Depois disso, você pode editar as classificações feitas automaticamente pelo sistema se necessário.

Para editar os lançamentos é só clicar em Editar.

Como lançar despesas importando o extrato bancário 3 Como lançar despesas importando o extrato bancário

Você pode alterar o Tipo de Despesa, Despesa e Descrição conforme abaixo.

Como lançar despesas importando o extrato bancário 4 Como lançar despesas importando o extrato bancário

Importar o extrato bancário em arquivo OFX  é uma maneira rápida e segura de lançar as despesas da sua empresa, assim você garante que o Meu Contador Online tem as informações necessárias para gerar demonstrativos contábeis de qualidade para o seu negócio.