Olá, bem- vindos ao Meu Contador Online! No post de hoje apresentaremos como solicitar a senha do PFE (Posto Fiscal Eletrônico). Descreveremos o processo para emissão, ou reemissão, caso haja o extravio da primeira senha emitida. Além disso, apresentaremos a importância de obter a senha bem como a documentação necessária para solicitação. Confira abaixo!

 

O que é Posto Fiscal Eletrônico? 

O Posto Fiscal Eletrônico ou PFE refere-se ao portal da Secretaria da Fazenda através do qual, efetua-se processos como: Pedidos de AIDF, credenciamento de NF-e, envio de GIA, consulta da Conta Fiscal e pedidos de Parcelamento.

Para acessar, é necessário que o contribuinte tenha a senha do posto fiscal, que deve ser obtida após a abertura da empresa.

 

Como efetuar a solicitação da senha do PFE?

Para contribuintes que possuem certificado digital (A1 ou A3) é possível efetuar a solicitação eletronicamente através do SIPET (Sistema de Peticionamento Eletrônico).

Para contribuintes que não possuem certificado digital, faz-se necessário preencher o Requerimento de Senha Online, verificar a necessidade de agendamento, e se necessário, efetuar o agendamento no posto fiscal ou no poupatempo mais próximo.

 

Qual a documentação exigida para geração da senha?

Ao efetuar o agendamento, será gerado um informativo contendo a documentação necessária, sendo assim, é importante que verifique os documentos solicitados em seu agendamento.

De qualquer forma, existem alguns documentos padrões que são solicitados:

  • Documentos Constitucionais: Contrato Social/ CCMEI/Requerimento de Empresário (Depende da modalidade da empresa);
  • Documentos de identificação: RG/CPF/ Comprovante de residência do responsável legal pela empresa e/ou contabilista (Depende da forma de acesso Contribuinte/Contabilista);
  • Requerimento de Senha Online: Com assinatura e reconhecimento de firma do requerente;
  • Agendamento realizado (caso haja a obrigatoriedade);
  • Procuração concedendo poderes do outorgante para outorgado de modo que este, possa efetuar a retirada da senha;
  • Documentos de identificação do outorgado: RG/CPF.

 

A emissão da senha é gratuita?

Sim, a primeira emissão não gera custos para o solicitante, entretanto, para solicitação de uma nova senha, haverá a cobrança de R$ 55,22 que deve ser paga através de DARE.

 

Esqueci minha senha, é possível obter uma nova de forma eletrônica?

Sim, no portal de acesso, basta clicar em: Caso tenha esquecido a senha, clique aqui para verificar como reemitir outra senha

Senha do Posto Fiscal Eletrônico: Como realizar a solicitação? 1 Posto Fiscal

Lembrando que este é o processo para o SEFAZ de São Paulo, embora o processo seja similar nas demais unidades, cada estado tem uma legislação específica, sendo assim, é indicado verificar na SEFAZ do seu estado se há alguma particularidade no procedimento para obtenção de senha.

 

Tenho certificado digital, posso acessar sem a senha?

Infelizmente não, mesmo que o contribuinte tenha o certificado digital, haverá a exigência do usuário e senha para acesso ao posto fiscal, sendo assim, não há um outro meio, é necessário possuir a senha.

 

O Meu Contador Online faz o processo de geração da senha?

Nós do Meu Contador Online, elaboramos o processo e enviamos a documentação necessária incluindo o agendamento para o contribuinte, este por sua vez, comparecerá ao local de agendamento, finalizando assim, o processo de geração da senha. Entre em contato com nossos consultores e conte com um serviço especializado para atender a sua empresa.

Senha do Posto Fiscal Eletrônico: Como realizar a solicitação? 2 Posto Fiscal

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