
Olá, bem – vindos ao Meu Contador Online! No post de hoje apresentarei um passo a passo de como acessar a tela que demonstra o grupo e a obrigatoriedade de envio de informações para o e-Social. Confira abaixo!
O que é o e-Social?
E-social é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Trata-se de um projeto do governo que envolve o Ministério do Trabalho, o INSS, a Receita Federal e a Caixa Econômica.
Busca padronizar e simplificar o envio das obrigações em uma única plataforma.
Todos os usuários poderão utilizar o módulo simplificado?
Não, de acordo com o portal do e-Social somente Empregadores Domésticos, Segurados Especiais e MEIs – Microempreendedores individuais podem utilizar o módulo simplificado, os demais deverão utilizar o e-Social Web geral.
Anteriormente, grande parte das declarações acessórias eram enviadas por diferentes sistemas do governo. Com a chegada do e-Social 15 declarações serão entregues de uma única vez, todos os dados são enviados de forma integrada e com menor propensão a erros.
Como realizar a consulta da data de obrigatoriedade do e-social?
Inicialmente, faz-se necessário acessar o portal do e-Social. Para acessá-lo, basta clicar no link abaixo e você será redirecionado:
- https://login.esocial.gov.br/login.aspx
Posterior a isso, basta acessar considerando a sua forma de acesso: Com o Gov.br ( opção na qual será solicitado o certificado digital do procurador ou da empresa), ou com o código de acesso:
Por fim, basta clicar em Dados do empregador/Consulta obrigatoriedade:
Com isso, você terá acesso ao grupo no qual a sua empresa está enquadrada, basta realizar os envios seguindo a obrigatoriedade.
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