Blog

Fique por dentro das novidades.

Como é feita a gestão contábil e financeira por um contador online?

|
29 de set de 2023

Embora tenhamos avançado e a contabilidade online tenha ganhado o seu devido destaque no mundo tecnológico, ainda existem algumas dúvidas por parte dos usuários dessa nova modalidade. Um exemplo disso é a gestão contábil e financeira. Com tantos cálculos, dados e documentos atrelados a esse serviço, como é possível que um contador online dê conta? 

É simples! Com novos métodos e recursos, o contador online é capaz de otimizar, simplificar e manter todos os serviços contábeis em dia. Neste artigo, você entenderá tudo sobre o assunto. Confira!

Ferramentas e softwares utilizados por um contador online 

Antes de entender como a gestão contábil e financeira é feita, que tal conhecer as ferramentas e os softwares utilizados por esse profissional? De forma geral, os contadores tendem a usar os seguintes recursos: 

  • Softwares de contabilidade: esses softwares permitem que o contador armazene, organize e processe dados financeiros. Em muitos casos, a ferramenta permite que os profissionais gerem relatórios e análises financeiras. 
  • Gerenciamento de documentos: através do Google Drive, DropBox e/ou Box, o contador online é capaz de armazenar documentos importantes, como notas fiscais, contratos e extratos bancários.
  • Comunicação: com o WhatsApp, e-mail, Zoom e/ou Teams, ficou cada vez mais fácil manter a comunicação com os colegas de trabalho e com os clientes. 
  • Ferramentas de produtividade: as ferramentas de produtividade permitem que os contadores sejam mais eficientes em suas tarefas. 

Com tantos recursos disponíveis, fazer a gestão contábil e financeira de uma empresa é a menor das preocupações de um escritório de contabilidade. Mais abaixo, você entenderá como os contadores colocam tudo isso em prática.

Como a gestão contábil é feita por um contador online?

Para fazer a gestão contábil de uma empresa de forma eficiente, o contador online utiliza recursos tecnológicos específicos e especializados para a tarefa. 

Muitas tarefas, como cálculo de impostos, conciliação bancária, geração de faturas e controle de estoque, são automatizados por meio de recursos online, como aplicativos e sites. 

O contador online registra e classifica todas as transações financeiras, garantindo que elas estejam corretamente categorizadas. Isso é fundamental para elaborar relatórios financeiros precisos. 

Através do software, o profissional consegue gerar relatórios financeiros, como demonstrações de resultados, balanços patrimoniais e fluxos de caixa. Esses relatórios oferecem uma visão clara da saúde financeira da empresa.

E o melhor de tudo vem agora: por manter as informações na nuvem, isso permite que os clientes tenham acesso a todos os dados em qualquer lugar, se estiverem conectados à Internet. 

Como a gestão financeira é feita por um contador online?

A gestão financeira de uma empresa é um processo que envolve tanto planejamento quanto controle e tomada de decisões sobre os recursos financeiros do negócio. Indo de encontro à gestão contábil, os contadores realizam a função online da seguinte maneira: 

  1. O contador online coleta as informações financeiras da empresa, como NFs,  extratos bancários e relatórios de despesa;
  2. Ele analisa as informações e identifica áreas de oportunidade para melhorar o desempenho do negócio;
  3. Apresenta as recomendações aos empresários.

Com base nas recomendações, os empreendedores decidem se vão acatar ou não os conselhos do contador. 

Tudo isso de maneira rápida, simples e sem complicações. Um dos benefícios de contar com os serviços de contabilidade online é que as empresas são poupadas de tempo e de dinheiro. Ao mesmo tempo que tem acesso exclusivo a especialistas da área e mais produtividade e eficiência!

Com o Meu Contador Online, é justamente assim que tudo acontece: com seriedade e responsabilidade. Seja para trocar de contabilidade ou abrir uma empresa, conte com a eficiência e a expertise do Meu Contador Online!