Blog

Fique por dentro das novidades.

Aposentados que abrem empresas perdem benefícios?

Aposentados que abrem empresas perdem benefícios?

É aposentado e está pensando em realizar o sonho de tocar o próprio negócio? Maravilha! Abrir uma empresa é sem dúvidas uma decisão emocionante e cheia de potencial. É uma forma de buscar paixões e interesses que adquiriu ao longo dos anos ou da carreira profissional. 

No entanto, assim que a ideia surge, ela vem acompanhada de diversas dúvidas . Afinal, quem é aposentado pode abrir seu próprio CNPJ? 

Neste artigo, o Meu Contador Online vai esclarecer tudo para você. Continue a leitura e confira!

Quais são os benefícios de um aposentado

Há diversos benefícios sociais voltados aos aposentados. Infelizmente, ainda são muitos que desconhecem, mas para você que está pensando em abrir empresa, antes de fazer isso, atente-se aos 11 benefícios que você possui: 

  1. Atendimento preferencial;
  2. Vagas exclusivas;
  3. Pensão dos filhos;
  4. Meia-entrada;
  5. Isenção de IPTU;
  6. Fornecimento de medicamentos;
  7. Transporte gratuito;
  8. Quitação de imóvel por invalidez;
  9. Direito ao FGTS;
  10. Manutenção do plano de saúde;
  11. Prioridade na restituição do imposto de renda.

É justo e necessário destacar que os contadores podem fornecer orientações gerais sobre os aspectos financeiros da aposentadoria, além de oferecer uma assistência valiosa para aqueles que precisam. 

Caso haja algo de errado, você pode procurar por um escritório de contabilidade e pedir ajuda com análises, planejamento e/ou estratégias. 

Se um aposentado abrir uma empresa, ele perde benefícios?

Um aposentado pode, sim, abrir uma empresa, desde que sua aposentadoria seja por idade ou por tempo de contribuição. Essa regra se aplica aos beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e engloba todos os tipos jurídicos de empresas.

Isso significa que um aposentado pode estabelecer uma Empresa Individual, uma Sociedade Limitada Unipessoal, uma Sociedade Limitada ou uma Sociedade Simples. Ele também pode optar por abrir um MEI (Microempreendedor Individual), desde que a atividade econômica esteja na lista de ocupações permitidas.

O empreendedor aposentado não correrá riscos de perder seus benefícios se sua aposentadoria atender aos requisitos de idade ou tempo de contribuição.

Aposentado que abrir empresa paga INSS?

Um aposentado que abriu uma empresa e atua como empresário ou empreendedor é obrigado a contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mesmo que já esteja aposentado e recebendo benefícios da Previdência Social, ao exercer uma atividade remunerada como empresário, é necessário realizar o recolhimento das contribuições previdenciárias.

 

O valor a ser pago dependerá do regime tributário adotado pela empresa e do faturamento obtido.

Se você está pensando em abrir empresa PJ, vai precisar de uma contabilidade online para cuidar da parte burocrática, e o Meu Contador Online pode te ajudar!

Abra sua empresa com o Meu Contador Online!

Para você que está pensando em abrir sua própria empresa, o Meu Contador Online cuida de tudo para você. A gente identifica o regime de tributação mais vantajoso para o seu caso e verifica se a atividade a ser exercida é permitida. O processo é online, o que te permite receber informações e análises no conforto da sua casa. 

E, para quem deseja trocar de contabilidade, disponibilizamos um contador exclusivo! Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas com a Contabilidade que oferece mais pelo menor preço!